quarta-feira, 17 de novembro de 2021

História de João (Conto popular brasileiro), de Sílvio Romero


 HISTÓRIA DE JOÃO

Houve um homem que teve um filho chamado João: morrendo o pai o filho herdou um gato, um cachorro, três braças de terra e três pés de bananeiras. João deu o cachorro ao vizinho, vendeu as bananeiras e as terras, e comprou uma viola. Foi tocar no pastorador das ovelhas do rei; quando o pastor chegava, ele se escondia, e nunca o pastor podia ver quem tocava a viola. As ovelhas, já muito acostumadas com o som da viola, não queriam mais se recolher ao curral, e quando o vaquejador as perseguia elas se metiam pelo mato, e cada dia desaparecia uma cabeça. João as ia ajuntando e exercitando ao som da viola todas as manhãs e tardes, e acostumando-as com o gato seu companheiro. O rei vendo as suas ovelhas sumidas, e pensando ser desmazelo do pastor, o despediu. Vindo João à feira fazer compras para levar para o mato, viu um criado do rei procurando um homem ou menino que quisesse ser pastejador de suas ovelhas. Logo que o criado viu a João se agradou dele, e disse:

 — Amarelo, queres tu servir ao rei como seu pastor?

Respondeu João:

 — Que qualidade de rei é este que não caça e pasta no mato e precisa de ser pastorado? Esse rei é de pena, pelo ou cabelo?

O criado insultou-se, e disse-lhe:

 — Como te chamas?

João respondeu:

 — O Menino Ditoso.

O criado tomou-lhe o nome e largou-se para o palácio, e contou ao rei o que se tinha passado. Logo o rei mandou buscar o Ditoso debaixo de prisão. Chegou João com a sua viola e o gato metido num saco, e disse: 

Deus vos salve, rei senhor,
nesta sua monarquia!
Salve a mim primeiramente
e depois a companhia. 

Disse o rei:

 — Saibas que estás com sentença de morte, se não deres conta de todas as ovelhas que fugiram do rebanho.

Respondeu o Ditoso:

 — Eu sei lá quantas ovelhas faltaram no rebanho!.

Disse o rei:

 — Fugiram mil e quero todas aqui.

Retirou-se o João bem fresco; foi para o mato e deitou-se a dormir, e o gato foi caçar rolas para o jantar. Chegando a tarde, acordou o Ditoso e viu que nada ainda tinha feito, e pôs-se a tocar viola. Logo se reuniram todas as ovelhas, que eram duas mil e trezentas. Ele foi tocando a viola e seguindo para o palácio do rei, e as ovelhas foram acompanhando. O rei ficou espantado de ver tantas ovelhas, e disse-lhe:

 — Como pudeste ajuntar tantas ovelhas?

Respondeu:

 — Achei-as à toa.

— Serão minhas todas? — perguntou o rei.

 — Quem sabe não sou eu; veja se as conhece, eu trouxe as que encontrei.

— Tu agora tomarás conta do rebanho, que agora és meu pastor.

No outro dia antes do sol sair, o Ditoso pediu que batessem na porta do rei e dissessem que era tempo de seguirem para o mato. O rei acorda e chega à janela e diz:

 — Vai, Ditoso, pastorar.

O Ditoso respondeu:

 — Não posso sair sem rei, senhor, seguir no meio do rebanho, visto ser eu seu pastor, como disse.

— És o pastor das ovelhas do rei — disse este.

 — Agora sim, respondeu João, já me convenço de que o rei, meu senhor, não é de lã, nem de pena ou pelo; é rei de cabelo.

Nisto seguiu com o gato e as ovelhas para o mato.


---
Ano de publicação: 1883
Origem: Pernambuco (Brasil)
Pesquisa e adequação ortográfica: Iba Mendes (2021)

Nenhum comentário:

Postar um comentário