sábado, 4 de dezembro de 2021

Santa Helena (Conto popular português), de Teófilo Braga

 

SANTA HELENA
 

Havia um rei que era casado com uma senhora chamada D. Helena, que era muito boa de coração. Tinha o rei por costume ir passar o verão para uma vila, que se ia para lá por mar, mas era na mesma terra. Vai um fidalgo apostou com o rei que, quando viesse da viagem lhe havia de dizer os sinais da rainha, e se não os dissesse que perdia todos os seus bens.

Estava o rei quase a chegar, mas o fidalgo não tinha ainda podido ver os sinais que a rainha tinha no corpo, e andava muito aflito porque perdia a aposta. Chegou-se uma velha a pedir-lhe esmola, e ele muito arrenegado disse que o deixasse. A velha insistiu mais:

— Conte-me o senhor o que tem, que eu arranjarei remédio para o seu mal.

O fidalgo contou-lhe tudo, e ela ofereceu-se para ir a palácio e ver os sinais da rainha. Foi e levou um canudo cheio de pulgas; chegou-se perto da rainha a pedir-lhe uma esmola; a rainha mandou-a entrar e como era muito caridosa, disse que dormisse ali aquela noite. A velha, quando todos estavam dormindo, foi à cama da rainha e despejou o canudo das pulgas, e foi para o quarto que lhe deram. Cheia de comichão a rainha tocou uma sineta e logo vieram todas as damas e aias do palácio, e no meio do barulho veio também a velha, e viu enquanto catavam a rainha, que ela tinha um sinal no peito. Pela manhã cedo foi ter com o fidalgo e contou-lhe tudo, e recebeu uma grande esmola. O fidalgo foi ao encontro do rei e lhe deu o sinal de D. Helena; o rei ficou muito furioso, e quando chegou ao palácio, veio a rainha abraçá-lo, mas ele afastou-a, dizendo:

— Traidora, que me foste infiel!

Ela caiu logo com um flato para nunca mais falar; e o rei mandou fazer uma redoma de vidro, meteu-a dentro e foram-na deitar ao mar. A redoma foi ter à terra onde o rei costumava passar o verão, e os pescadores de lá a encontraram e trouxeram-na para a terra. Na palma da mão tinha escrito: Santa Helena. Fizeram-lhe uma ermida, onde guardaram a redoma. Vindo o rei àquele lugar, pediu para lhe contarem de quem era aquela redoma, e quando se chegou mais perto, conheceu logo que era sua esposa, e muito arrependido ali morreu deixando em lembrança que ninguém fizesse apostas. 

 

---
Ano de publicação: 1883
Origem: Portugal (Ilha de São . Miguel — Açores)
Pesquisa e adequação ortográfica: Iba Mendes (2021)

Nenhum comentário:

Postar um comentário