segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

O leão, a vaca, a cabra e a ovelha (Fábula de Esopo), de Manuel Mendes da Vidigueira

O LEÃO, A VACA, A CABRA E A OVELHA

Fizeram parceria um Leão e uma Vaca, uma Cabra e uma Ovelha, para que caçassem de mau comum e partissem o ganho. Correndo sobre este concerto, acharam um Veado, e depois de terem andado e trabalhado muito, o mataram. Chegaram todos cansados, e cobiçosos da preza, e fizeram-no em quatro partes iguais. O Leão tomou uma, e disse: Esta é minha conforme o concerto: esta outra me pertence por ser mais valente de todos; também tomarei a terceira, porque sou rei de todos os animais, e quem na quarta bulir, tenha-se por meu desafiado. Assim as levou todas, e os parceiros se acharam enganados e com agravo; mas sofreram por serem desiguais na força ao Leão.

MORAL DA HISTÓRIA:
Parceria e amizade quer-se entre iguais, e o casamento também; conforme o Filósofo, que o mandou aprender aos meninos que diziam brincando: Cada um com seu igual; porque quem trava amizade com maior, faz-se escravo seu, e lhe há de obedecer ou perder pelo menos a amizade, na qual o trabalho sempre é do mais fraco, a honra e proveito do mais poderoso.

Ano de publicação: 1684.
Origem: Portugal.
Pesquisa e adequação ortográfica: Iba Mendes (2022)

Nenhum comentário: